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quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Comprou e não recebeu, o que fazer?



Nada mais confortável do que comprar pela internet, sem ficar rodando por aí gastando gasolina e sola de sapato correto?

Sempre comprei tudo pela internet, Carrefour, Shoptime, Submarino, Efacil, Americanas, Saraiva, Casa e Video, até mesmo em farmácias virtuais.

Quando tudo funciona como esperado, ótimo! mas e quando simplesmente a loja não entrega o produto, o que fazer?

Tem muita loja online suspeita e muito vigarista dando golpe por aí, mas realmente você nunca vai esperar levar golpe de empresas conhecidas, mas acontece...

Comprei alguns DVDs na Americanas.com no dia 24/11 com entrega até 30/11 e hoje, dia 09/12 além de não ter recebido o produto, também não recebi nenhuma satisfação da empresa! já mandei email, já reclamei na defesa do consumidor do Globo (muito bom) e nada!

Pesquisando no site Reclame Aqui (também reclamei lá) vi que a empresa simplesmente não está entregando para ninguém, as queixas são muitas e se acumulam sem resposta.

Nesse caso só resta uma solução.. embora o valor seja pequeno, gastei R$ 37,00, existe a possibilidade da devolução em dobro (Art. 42 CDC) e mais danos morais.

Fica a dica, cuidado com a AMERICANAS.COM!

Segue dica abaixo do que fazer nesses casos.

LOJA VIRTUAL
O presente não chegou

Pode ocorrer de o presente do papai, comprado em uma loja virtual, não ter sido entregue antes das comemorações. Caso isso tenha ocorrido com você, a primeira providência é entrar em contato com a loja online e solicitar explicações, pedir o cancelamento da compra e a devolução do valor pago. Procure documentar esse contato via gravação de voz, mensagens pela internet ou por carta postada no correio. Não se esqueça de anotar o nome do atendente, dia e hora do contato e o número de protocolo que comprove a sua reclamação.
A empresa provavelmente irá solicitar um prazo para apresentar a solução. Se a situação não for resolvida no tempo informado, envie correspondência à empresa determinando o prazo que você quer a solução. Esse prazo tem de ser de dias. Em horas nenhuma empresa soluciona questões desse tipo. Envie a correspondência pelo correio com Aviso de Recebimento. Se a opção for por mensagem eletrônica, arquive todos os textos e os envie com comprovante de entrega, disponível em qualquer serviço de internet.
Se nada resolver, procure o Procon munido de todos os documentos relacionados à compra. Na ação no órgão de defesa do consumidor se pode optar pelo cancelamento ou pela devolução da quantia paga pelo presente. Essas solicitações podem ser feitas diretamente à empresa, sem a intermediação do Procon. Envie à loja virtual a solicitação do que deseja por escrito via correio ou por mensagem eletrônica. Guarde todos os comprovantes.
Se o pagamento da compra foi feito via cartão de crédito, não deixe de enviar cópia do pedido de devolução ou do cancelamento da compra para a administradora do cartão.
O Juizado Especial Cível também resolve esse tipo de problema. Se o produto custou até 40 salários mínimos não há necessidade de contratação de advogado. Na Justiça pode-se, inclusive, solicitar a devolução em dobro caso o valor do presente já tenha sido pago, conforme determinado pelo Código de Defesa do Consumidor para cobrança indevida.

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