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domingo, 9 de maio de 2010

Filtro de Cabine do Clio



Todo carro que tem ar condicionado, tem ou deveria ter um filtro para reter as impurezas que entram dentro do carro através do ar, esse filtro é chamado de Filtro de Cabine. Acontece que como vivemos em um país em que as montadoras de carros só se preocupam com os lucros e se lixam para os clientes, algumas tem a cara de pau de não mandar esse simples filtro que custa no máximo uns 30,00 no mercado. Acho essa atitude bem previsível em relação as montadoras nacionais que qualquer dia vão colocar o volante como opcional, mas o que eu não esperava é que a RENAULT também fosse capaz de fazer essa economia porca!

Quando paguei R$ 40.000,00 em um Clio topo de linha, não esperava ter essa decepção com uma empresa que até então defendia como sendo muito superior as quatros grandes (FIAT, FORD, GM, VW). Através do Fórum Renault, descobri que o meu carro topo de linha não vinha com esse filtro! e durante os 3 anos que usei o carro, respirei a pior qualidade de ar possível! minha rinite alérgica agradece..

Mas a idéia aqui, além de expor que a RENAULT é uma porcaria de empresa que não está nem aí com você consumidor, é repassar o conhecimento que está disponível no fórum http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=16&t=2032

Fiz esse procedimento hoje de manhã, demorei no máximo 15m e gastei R$ 39,10.

Em primeiro lugar, você vai precisar comprar o filtro de ar e a tampa para vedar o compartimento de instalação do filtro, já que o local vem lacrado pela Renault e você vai precisar cortar o plástico que lacra...

O filtro com a tampa eu comprei de uma empresa chamada IDELBRAS, que prestou um excelente atendimento e mandou o kit necessário por correio. Para quem quiser, o email é comercial@idelbras.com.br e o site é http://www.idelbras.com.br/

O tutorial para a instalação é um pouco trabalhoso e você pode ver aqui.


http://www.4shared.com/document/g2uMf2Bt/FiltroClio.html


Lembrando que o ideal é trocar o filtro de 6 em 6 meses!

Editando em 15/11/2011

Como o 4Shared expira o link de tempos em tempos, segue o tutorila aqui mesmo para quem quiser realizar a troca.

Você vai precisar do seguinte material:
- o 
filtro de cabine pode ser o FRAM CF9085 ou o MANN CU 2945 (+ em conta)
- um bom estilete;
- cola 
de silicone;
- um pano úmido p/ limpeza, se tiver aspirador melhor ainda;
- ferramentas gerais (chaves 
de fenda, alicate, etc.);
- paciência.

Primeiro, já aviso, terá que recortar o plástico que lacra o lugar do 
filtro no ar condicionado, portando siga esse tutorial por sua conta e risco. 

Primeiro tire a peça plástica abaixo do párabrisa do lado do passageiro, siga as fotos:









Pronto, aí está o ar condicionado...




Agora pegue o estilete e corte o lacre do local do filtro, como nas fotos:


A tampa original só existe para o CLIO argentino/europeu, nas concessionárias de Brasília só sob encomenda e custa cerca de R$ 100,00!!!


Com o recorte, terá acesso ao local do filtro, limpe esse local com um pano úmido e/ou aspire com aspirador de pó. Faça uma boa faxina, com cuidado, há diversos canotes no local e o trocador de calor do ar condicionado (pequeno radiador).


Com tudo limpo, coloque o filtro no lugar, respeitando o sentido do fluxo de ar (tem umas setas impressas no filtro e na caixa do ar condicionado também).




Coloque a "tampa" que recortou da caixa do ar, no lugar e cole-a com silicone bem. Tem que ficar bem vedado.
Colar a tampa não é a solução i
deal, mas como esse filtro deve ser olhado pelo menos de 6 em 6 meses (em condições normais deuso), não vejo problema em colar essa tampa com silicone e depois retirar o silicone para verificar o filtro. Aqui em Brasília, dei uma olhada nos ferros velhos mas não encontrei a tal tampa, pode ser que algum outro carro use o mesmo sistema... ou quem tiver dim-dim sobrando pode encomendar na Renault.


Extras:

O 
filtro de cabine:



Lembrando que os créditos do tutorial são do usuário 

Vildenei do Fórum Renault Club


24 comentários:

Cleber B. Gouveia disse...

Amigo, boa tarde! Eu estou querendo fazer isto, mas, fui informado numa loja especializada em Renault que este tipo de trabalho faz com que o filtro fique solto, e, depois, começa a ter problemas, como água pingando do ar condicionado. Você sabe me dizer se este da Idelbras ficou perfeito no seu carro? Sabe dizer se teve problemas outros, ou, se realmente resolveu seu problema? Grande abraço!

Cleber

Cleber B. Gouveia disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Rocha disse...

Caro Cleber,
O filtro não tem como ficar solto, ele encaixa de forma perfeita! precisa até apertar um pouco ele para encaixar mas lá dentro ele fica do tamanho certo! isso é historinha deles, todos que fizeram no Fórum Renault ficaram satisfeitos! desde que instalei está tudo ok, não tive nenhum problema1 pode colocar na boa!

Abs

Antonio Carlos disse...

Excelente descoberta amigo, vou verificar a possibilidade e fazer no meu clio tmbm.
A falta do filtro deveria ser causo de polícia!
Só num país como o nosso mesmo para isso passar batido!
açs

jc instalações disse...

putz, realmente o meu clio tbm esta com a tal tampa lacrada, vou fazer este trabalho, e depois posto os resultados, valeu amigao, graças a sua descoberta, descobri que respiro ar poluido a 2 anos achando que estava protegido dentro do carro.
o pior é que mandei fazer uma limpeza no sistema de ar do meu clio e o ¨tecnico¨ nem me falou que nao existia filtro no carro.
cambada de trambiqueiros.

Anderson disse...

Olá;

entrei no google saber onde fica a caixa de troca do filtro e me surpreendi com esta informação, fui checar e era verdadeira tanto a informação quanto a solução.
Possuo um Bora tambem e tive o mesmo problema só que tive de alterar para sistema do golf e ficou perfeito.
Agradeço a informação

Ewerton disse...

Busquei mais informações sobre esse procedimento e disseram que o ar perde força. Gostaria de saber se isso procede?

Rocha disse...

Ewerton,

Comigo não diminuiu nada.

Abs

Anônimo disse...

Primeiramente, só tenho elogios ao post...muito instrutivo. Quero aqui relatar meu problema. Levei meu carro para trocar o filtro e fazer a higienização...acompanhei o mecânico em todo processo e ele fez exatamente como descrito aqui. O problema é que um dia depois não esfriava mais nada...inverti o lado do filtro, testei sem filtro e agora não esfria de forma alguma. Será que o mecânico fez alguma besteira??? O que poderia ser???

Anônimo disse...

Primeiramente, só tenho elogios ao post...muito instrutivo. Quero aqui relatar meu problema. Levei meu carro para trocar o filtro e fazer a higienização...acompanhei o mecânico em todo processo e ele fez exatamente como descrito aqui. O problema é que um dia depois não esfriava mais nada...inverti o lado do filtro, testei sem filtro e agora não esfria de forma alguma. Será que o mecânico fez alguma besteira??? O que poderia ser???

Rocha disse...

Anonimo,

Volte no mecânico, podes ser que alguma coisa esteja obstruida no duto, mas não é normal, eu nunca tive nenhum problema nem o ar gelou menos.

Abs

matheus disse...

Muito bom o tutorial!

Caso haja interesse, segue o site onde comprei o meu filtro para a troca: http://www.autoconforto.com.br/products/filtro-de-cabine-renault-clio-1999%3E2000-slash-kangoo-1999%3E-slash-symbol

abs!

Anônimo disse...

comprei um clio 2003 e fiu trocar o filtro de cabine, adivinha minha supresa, não tinha filtro nemhum e por sima o lucar dela tava lacrado,só imagina um carro com oito anos, sem filtro. vou colocar está semana, quero ver se da diferenço no ar.abraço a todos.

lelahel disse...

Muito grato por sua postagem amigo. Tenho uma jóia dessas ano 2000 e provavelmente está com 12 anos de poeira encalacrada no tal filtro. Nesse final de semana vou botar a mão na massa de acordo com seu tutorial brilhantemente explicado. Obrigado.

Anônimo disse...

Bom dia Rocha;

Parabéns pelo tutorial e pela explicação. Realmente é verdade o que você disse. Ontem mesmo fui colocar gas no ar condicionado do meu clio sendan 2003 e o técnico informou que o clio não tem filtro de AC. A minha dúvida é: Após colocar o filtro de AC, a potência diminuiu ou permanece a mesma? Você percebe alguma diferença no AC??

Até mais!!

Anônimo disse...

Bom dia Rocha;

Parabéns pelo tutorial e pela explicação. Realmente é verdade o que você disse. Ontem mesmo fui colocar gas no ar condicionado do meu clio sendan 2003 e o técnico informou que o clio não tem filtro de AC. A minha dúvida é: Após colocar o filtro de AC, a potência diminuiu ou permanece a mesma? Você percebe alguma diferença no AC??

Até mais!!

Rocha disse...

Obrigado a voce e a todos que ainda leem esse post, nao pensei que ia render tanto e ajudar tanta gente. Respondendo, nao notei perda nenhuma, sempre funcionou 100%! Abs.

Anônimo disse...

Olá Rocha;

Estava vendo que a manutenção do AC do clio sedan é +- R$ 800,00. O Tecnico informou que é preciso tirar o painel para a limpeza. Sabes me dizer se foi preciso no seu caso ou nos demais participantes deste post?

Unknown disse...

Realmente a matéria foi muito útil, obrigado. Pro pessoal que expressou dúvidas de onde encontrar o filtro de cabine, eu recomendo este site especializado: www.autoconforto.com.br

abraços

Unknown disse...

Realmente a matéria foi muito útil, obrigado. Pro pessoal que expressou dúvidas de onde encontrar o filtro de cabine, eu recomendo este site especializado: www.autoconforto.com.br

abraços

Andre Marinho Marinho disse...

Amigão, sua contribuição para resolver esse problema crônico do ar condicionado foi ótima. Gostaria de saber se você saberia dar uma dica de como fazer a limpeza da serpentina(evaporador) que está com acúmulo de sujeira, pois levei para o curioso em ar condicionado de auto ele fez o corte e jogou água com uma mangueira, depois quando foi ver meu carro estava todo alagado por dentro, o imbecil não sabia que os dutos davam para dentro do veículo.

Rocha disse...

Oi Andre,

Infelizmente nisso não posso te ajudar!

Dá uma olhada no fórum da Renault!

http://forum.renaultclube.com/viewtopic.php?f=16&t=2032

Marcelo Franja disse...

Tenho um clio, recortei a parte da cabine e coloque uma tampa "original" que comprei em uma loja especializada Frio Center Ar condicionado lá na avenida Nazaré, bairro do Ipiranga SP/SP.

Bruno Souza disse...

Se precisar temos este filtro com a tampa a venda e enviamos para todo o Brasil entre em contato (11) 5062-9148 ou www.friocenteronline.com